sábado, 26 de novembro de 2011

O lado direito do cérebro e sua exploração em aula, de Celso Antunes.

Ao longo dos séculos, pessoas decidiram pesquisar sobre o cérebro e uma delas foi Celso Antunes. Contudo, somente no século XX foi possível realizar uma pesquisa mais profunda e rica em informações. Desde muito tempo, fazia-se uso do ECG (Eletroencefalograma) para pesquisas, porém, com os avanços tecnológicos e científicos, surgiram novidades que possibilitaram um salto nos estudos cerebral.
Um dos avanços alcançados foi à técnica PTE (Pósitron Emission Tomography) onde pode observar a movimentação do cérebro. Isso torna possível observar os aspectos de uma pessoa em variadas atividades. Outro avanço foi o MRI (Magnetic Resonance Imaging), técnica que possibilita medir a intensidade do cérebro em diversas atividades.
Através destes estudos, é possível à medicina, descobrir o que estar por trás de algumas “doenças” tais como: amnésia, prosopnosia (incapacidade de reconhecimento de rostos), alcuculia (impossibilidade de realizar operações matemáticas), dentre outras disfunções.
Com isso, possibilita desvendar mitos e segredos sobre aprendizagem, afinal, é no cérebro que está a essência de tal instrumento. Educar não é apenas entrar numa sala de aula e discorrer sobre determinado assunto. Ensinar é estimular o ser, e isso é possível através do raciocínio, ou seja, através da mente humana.
Mas, afinal de contas, o que é o cérebro e como ele é formado?
O cérebro é semelhante a uma noz e também é composto por duas metades, que são distinguidos como hemisfério esquerdo e direito. A partir daí é que vem a parte curiosa. O hemisfério esquerdo é responsável por controlar estímulos pertencentes ao lado direito do corpo, enquanto o direito responsabiliza-se pelo lado esquerdo.
Cada hemisfério está subdividido em quatro partes: lobo frontal localizado na parte da frente, lobo parietal localizado na parte de cima, lobo occipital localizado na parte traseira e lobo temporal localizado na parte de baixo.
Estudos realizados anteriormente fizeram saber que aproximadamente 98% das pessoas utilizam-se mais habilidades do hemisfério cerebral esquerdo e isso fez imaginar-se que o hemisfério em questão seria o hemisfério principal (dominante). Contudo, através de estudos realizados por volta dos anos 1950, foi percebido que os dois hemisférios independiam um do outro para funcionar.
O hemisfério direito que é tido como “tolo e mudo”, despertou a curiosidade para algo novo. Observou-se na educação, que cada parte do cérebro trabalha de maneira diferenciada; o esquerdo é verbal e analítico, enquanto o direito é  rápido, complexo, espacial, perceptivo e configuracional.
Sendo assim, é necessário e indispensável que em sala de aula, se exercite os dois lados através de estímulos específicos.
Contudo, devido ao enraizamento cultural, é complexo exercitar a parte direita uma vez que a esquerda é a mais destacada; o hemisfério esquerdo está diretamente ligado a uma busca a precisão e a meticulosidade, já o direito, destinam-se às informações obtidas liberalmente, sem a prévia importância de apurar os meios.
Porém, mesmo trabalhando independentemente, ambos recorrem um ao outro quando a atividade torna-se complexa. Salienta-se que se utilizam os dois hemisférios para práticas rotineiras, como dar aulas. Enquanto um projeta, o outro ratifica. Atividades desempenhadas pelo esquerdo: conversas, escritas, organização, cálculos; observar cenas e figuras, emoção através de músicas, crenças independente da realidade, são atribuições do hemisfério direito.
É através do hemisfério direito que também percebemos aspectos emotivos na linguagem. Tal atitude é possível visualizar através de equipamentos de monitoração cerebral, onde é notório o aumento do fluxo sanguíneo na parte direita. Observa-se medicamente, que pessoas com lesões no hemisfério direito, não desempenham suas funções corretamente na parte esquerda do corpo. Um exemplo disso é a depilação unilateral. Isso ocorre porque os danos destroem informações vindas da esquerda, destruindo a parte cerebral responsável pela compreensão espacial.
Estudos comprovam que quanto maior o uso da mente, e por um maior espaço de tempo de maneira saudável, é possível conservá-la até longas idades. Tal descoberta despertou o interesse dos pesquisadores a instruírem quanto a inserção de atividades para exercício cerebral. O cérebro necessita de estímulos; até que ponto isso pode surtir um efeito positivo quanto a conservação juvenil cerebral?
Tal comprovação vem através da produção de neurotrofinas, que são moléculas que estimulam o crescimento e reação, oriundas das células nervosas a partir do momento que são excitadas.
Surgem com isso, os exercícios neuróbicos; exercícios físicos aeróbicos fundidos à palavra neurônios. São práticas diárias, correlacionadas aos estímulos do hemisfério direito; surge a mudança de hábitos, onde usa-se a outra mão para desempenhar funções como: abrir portas e usar relógio, usar palitinhos orientais às refeições, redigir frases curtas para reduzir as complexas, escrever e jogar futebol, escovar os dentes e pentear os cabelos, treinar a sensibilidade olfativa, bem como o paladar...
Muitos jogos neuróbicos podem ser exercitados em sala de aula, destacam-se 12 na teoria de Celso Antunes. Alguns serão descritos abaixo:
Jogo do telefone:
É uma estratégia pedagógica e pode substituir uma aula e pode também ser aplicada em qualquer disciplina. É uma atividade verbal, contudo, exige uma percepção textual pelo fato de alocar informações com o intuito de formar um todo e também por exigir uma intuição. Consiste em distribuir grupos de 3 a 5 alunos, onde terão que simular um diálogo ao telefone sobre o tema trabalhado. Porém, terão apenas uma fala, tendo assim, que criar outra fala lógica para formar o diálogo. A palavra chave será coerência.
Jogo de Palavras:
Semelhantemente ao Jogo do telefone, este jogo também apresenta uma vasta utilização entre qualquer turma e/ou faixa etária. Consiste em elaborar de 1 a 3 sentenças altamente significativas embasadas no tema abordado. Descartam-se frases pouco desafiadoras, habitualmente usadas em sala de aula. Após a escolha da sentença, escreve cada palavra em uma folha diferente, mistura e entrega a cada grupo, juntamente com uma folha em branco onde colocarão o nome de cada participante e a mensagem após organizá-la. Esta atividade pode também ser apresentada através de uma equação numérica onde teria um resultado e nos papeis teriam números possíveis para chegar ao resultado.
Jogo Agitação:
Os grupos farão perguntas da disciplina estudada e após feitas, dobrarão e colocarão num envelope onde será sorteada uma pergunta e escolhido um aluno para responder esta pergunta.
Jogo Dupla-quarteto:
Duplas irão debater umas com as outras (escolhidas pelo professor) um determinado assunto proposto pelo professor. Após o debate (3 min), formarão quartetos para que cheguem a uma conclusão mais elaborada.
Jogo Cliber:
Reunidos em grupos de seis, os alunos terão um tempo para apresentar um significado para um tema escolhido previamente, contudo, não poderão usar palavras chaves. Ex.: Falar sobre carro sem citar motor, rodas..
Jogo acusação-defesa:
O professor irá apresentar uma idéia sobre o tema trabalhado que possibilite criticas e opiniões divergentes.
Jogo dos agrupamentos:
Algumas palavras serão escritas em folhas ou num quadro pelo professor e os alunos terão que criar sentenças lógicas com estas palavras.
Brainstorming
Consiste em exercitar a mente da criança para elaboração de idéias sobre determinado tema proposto pelo professor. Contudo, regras regem o Brainstorming, são elas:
  • Não pode julgar colegas e suas idéias;
  • Não existe autocrítica;
  • Melhor errar e participar do que não participar;
  • Quanto mais idéias, melhor para a brincadeira;
  • É permitido melhorar as exposições dos outros colegas;
  • É preciso ser rápido e direto na hora de falar.
É indispensável ao professor, observar cada aluno em sua sala e tratá-lo de maneira diferenciada, pois cada uma tem um tipo de dificuldade diferente do outro. Através de jogos como os acima citados, o professor passa a despertar na criança o interesse e o exercício do pensar.
Cada aluno é um ser especial e merece toda a atenção que o professor pode dar. Às vezes, vale mais aplicar um jogo neuróbico a expor a criança a atividades que muitas vezes não a estimula a aprender, a interagir, a pensar.

Fonte
ANTUNES, Celso. O lado direito do cérebro e sua exploração em aula. 2ª Ed. Petrópolis: Vozes,2001.



CELSO ANTUNES
DADOS PESSOAIS:

                CELSO ANTUNES
                NASCIDO EM SÃO PAULO, 1937

FORMAÇÃO:

·         BACHARELATO E LICENCIATURA: GEOGRAFIA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 1962
·         ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA E COGNIÇÃO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 1968
·         MESTRE EM CIÊNCIAS HUMANAS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 1969

ATUAÇÃO:

·       MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL PELOS DIREITOS DA CRIANÇA BRINCAR (UNESCO)
·       EMBAJADOR DE LA EDUCACION – ORGANIZACIÓN DE ESTADOS AMERICANOS
·       EXÉRCITO BRASILEIRO – COLABORADOR EMÉRITO
·    SÓCIO FUNDADOR DO TODOS PELA EDUCAÇÃO - Sociedade Civil que reúne lideranças sociais, representantes da iniciativa privada e educadores.

PRODUÇÃO INTELECTUAL:

·       AUTOR DE MAIS DE 180 LIVROS DIDÁTICOS – ED. DO BRASIL, ED. SCIPIONE. ED AO LIVRO TÉCNICO E OUTRAS
·       AUTOR DE CERCA DE 60 LIVROS SOBRE TEMAS DE EDUCAÇÃO – ED. VOZES. ED. PAPIRUS. ED. ARTMED. ED. CIRANDA CULTURAL E OUTRAS
·       OBRAS TRADUZIDAS: ARGENTINA, MÉXICO, PERU, COLÔMBIA, ESPANHA, PORTUGAL E OUTROS PAÍSES

PALESTRAS E CURSOS:

·         MINISTROU PALESTRAS E CURSOS EM TODOS OS ESTADOS DO PAÍS, MAIS DE 500 MUNICÍPIOS.
·         MINISTROU PALESTRAS E CURSOS NA ARGENTINA, URUGUAI, PERU, MÉXICO E OUTROS PAÍSES

CURRICULUM VITAE
FORMAÇÃO
  • Bacharel e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo
  • Mestre em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo
  • Especialista em Inteligências e Cognição
  • Especialista em Técnicas de Ensino e Aprendizagem 
ATIVIDADES PROFISSIONAIS EXERCIDAS
  • Professor do Ensino Fundamental e Médio em Escolas de São Paulo: Colégio Oxford, Colégio Nossa Senhora de Sion, Colégio Pueri Domus e outros
  • Professor do Ensino Fundamental e Médio em Estabelecimentos de Ensino da Rede Oficial: Instituto de Educação Prof. Alberto Conte, Colégio Ennio Voss, Colégio Plínio Barreto e Colégio Padre João Manuel de Azevedo.
  • Professor do Ensino de Graduação em Faculdades de São Paulo: Faculdade Paulo Eiró, Faculdade Carlos Pasqualle e Faculdades Sant’Anna
  • Diretor de Estabelecimento de Ensino Fundamental e Médio em São Paulo: Colégio Nossa Senhora de Sion, Colégio Pueri Domus e Colégio Portal do Morumbi
  • Jornalista Colaborador do Diário Comércio & Indústria de São Paulo, com mais de duzentos artigos e ensaios publicados
  • Diretor Superintendente da Play Arte do Brasil
  • Convidado pela Embaixada Brasileira ministrou cursos de especialização para professores do ensino médio em Montevidéu, Uruguai
  • Convidado pelas Secretarias de Educação Estaduais integrou grupos de trabalho para reformulações de Sistemas Estaduais de Ensino e ministrou cursos para professores em diversos Estados do Brasil.
  • Ministrou palestras em Portugal e na Espanha
FUNÇÕES ATUALMENTE EXERCIDAS
  • Diretor do Colégio Sant’Anna Global
  • Professor da Universidade Sênior da Terceira Idade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Vice Presidente da Associação Brasileira de Autores de Livros Educativos
  • Participa como conferencista de inúmeros Congressos sobre temas ligados a Ensino e Aprendizagem em São Paulo e outros Estados brasileiros
CONDECORAÇÕES
  • Condecorado em 2001 como Colaborador Emérito do Exército Brasileiro.
OBRAS PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS (veja a relação)
Celso Antunes publicou seu primeiro livro (didático) pela Editora do Brasil em 22 de novembro de 1963 e até 1995 dedicou-se a obras dessa natureza, para o Ensino Fundamental, Médio e Superior. Foram cerca de 180 obras envolvendo temas de Geografia, Estudos Sociais, História e Meio Ambiente.
Desde 1975 desenvolve densa pesquisa sobre temas ligados a neuropedagogia e educação, publicando mais de 40 livros (Editoras Vozes, Augustos, Scipione, Salesiana, Papirus e Artmed), muitos destes traduzidos e publicados na América Latina, América do Norte e Europa. 


PUBLICAÇÕES
LIVROS PARADIDÁTICOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS PARA ESTUDANTES DE DOZE A QUINZE ANOS
  • Jacarés, Quem Diria? Nas Águas do Tietê. Editora Scipione. São Paulo, 199
  • Momentos de Decisão. Em Co-autoria. Editora Scipione. São Paulo, 1997
  • Não Acredito em Branco. Em Co-autoria. Editora Scipione. São Paulo, 1996
  • Aprendendo com Mapas - Alfabetização Cartográfica - Obra em oito volumes para o Ensino Fundamental. Editora Scipione, 1997 (Esgotado e não reeditado)
  • O Estranho mundo dos Higeus – Em Co-autoria. Editora Scipione. São Paulo. 1999

LIVROS PARA ESTUDANTES DE DOZE A DEZOITO ANOS
  • A Grande Jogada. Manual Construtivista sobre Como Estudar. Editora Vozes. Petrópolis, 1997
    • Guia para estudantes construírem processos e esquemas de aprendizagem, preparação de pesquisas, leitura e interpretação de textos, formas de trabalhar a memória, atenção e auto-estima.
  • A Inteligência Emocional na Construção do Novo Eu. Editora Vozes. Petrópolis, 1997
    • Uma abordagem inteiramente estruturada na forma de diálogo, explicando o que atualmente as ciências da cognição pesquisam sobre temperamento, caráter, auto-estima e inteligências múltiplas. Obra traduzida para o espanhol e publicada em Barcelona pela Editora Gedisa.

LIVROS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AOS FILHOS
  • A Construção do Afeto. Augustus. São Paulo. 1999
    • Linhas procedimentais e estratégias para que os pais possam estimular de forma consistente e significativa as diferentes potencialidade das inteligências, da vida intra-uterina até os doze anos de idade.
  • A Teoria das Inteligências Libertadoras. Vozes. Petrópolis. 2000.
    • Abordagem sobre novas pesquisas em neuropedagogia e proposta de intervenção de pais e de educadores para estímulos diferenciados em crianças até doze anos de idade. Obra traduzida para o espanhol e publicada em Barcelona pela Editora Gedisa.
  • A alfabetização moral em sala de aula e em casa, do nascimento aos 12 anos. Fascículo 6 - na Sala de Aula. Vozes.2001
    • Como o título sugere, esse fascículo discute as idéias de Piaget sobre a educabilidade moral e propõe linhas procedimentais e estímulos para que pais e professores propiciem um melhor crescimento emocional da criança.
  • Jogos para o bem falar: Homo Sapiens, Homo Loquens. Editora Papirus.
  • Guia para a estimulação do cérebro infantil - Do nascimento aos três anos. Editora Vozes. 

LIVROS PEDAGÓGICOS PARA ESTUDANTES (LICENTURAS E PEDAGOGIA) E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
  • As Inteligências Múltiplas e Seus Estímulos. Editora Papirus. 1998
  • O Mundo em Suas Mãos. MiniAtlas. Editora Scipione. São Paulo. 1998. Esgotado e não reeditado
  • Atlas Geográfico Escolar. Editora Scipione. São Paulo. 1998
  • A Dimensão de uma Mudança. Editora Papirus. 1999
  • Alfabetização Emocional: Novas estratégias. Vozes. Petrópolis. 1999
  • Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligências. Vozes. Petrópolis. 1999
  • Que é o Projeto 12 dias/12 minutos. Fascículo 1. Na Sala de Aula. Vozes. 2001
  • Como transformar informações em conhecimento. Fascículo 2. Na Sala de Aula. Vozes. 2001
  • Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. Fascículo 3. Na Sala de Aula. Vozes. 2001
  • Como identificar em você e em seus alunos as inteligências múltiplas. Fascículo 4. Na Sala de Aula. Vozes.2001
  • O lado direito do cérebro e sua exploração em sala de aula. Fascículo 5. Na Sala de Aula. Vozes.2001
  • A alfabetização moral em sala de aula e em casa, do nascimento aos 12 anos. Fascículo 6. Na Sala de Aula. Vozes.2001
  • Um método para o ensino fundamental: O Projeto. Fascículo 7. Na Sala de Aula. Vozes.2001
  • Como desenvolver as competências em sala de aula. Fascículo 8. Na Sala de Aula. Vozes.2001
  • A Memória. Fascículo 9. Na Sala de Aula. Vozes.2002
  • Professor bonzinho = aluno difícil. Disciplina e indisciplina em sala de aula. Fascículo 10; Na Sala de Aula. Vozes. 2002
  • A avaliação da Aprendizagem Escolar. Fascículo 11. Na Sala de Aula. Vozes. 2002
  • Vygotsky, quem diria?! Em minha sala de aula. Fascículo 12. Na Sala de Aula. Vozes. 2002
  • Glossário para Educadores (as). São Paulo. Vozes. 2002
  • Novas Maneiras de Ensinar. Novas Formas de Aprender. ArtMed. 2002
  • As Inteligências Múltiplas. Editora Salesiana. São Paulo. 2001
  • A sala de Aula de Geografia e História. Editora Papirus. 2001
  • A Atividade Lúdica e a Empresa / O Jogo e o Brinquedo na Escola / Alfabetização Emocional: ciência ou mistificação. Parte da obra Brinquedoteca – A criança, o adulto, o lúdico. Editora Vozes. Petrópolis. 2001
  • Trabalhando habilidades, construindo idéias. Editora Scipione. Coleção Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo. 2001
  • Resiliência - A construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. Editora Vozes. São Paulo. 2003
  • A criatividade na sala de aula. Editora Vozes. São Paulo. 2003
  • O jogo e a educação infantil. Editora Vozes. São Paulo. 2003
  • Relações pessoais e auto estima.
·         Educação Infantil– Prioridade Imprescindível. Editora Vozes. Petrópolis, Rio de Janeiro.
·         Aprendendo o que jamais se ensina – O que é? Como? Edições Livros Técnicos. Fortaleza, Ceará.
·         Educação: 40 Lições da sala de aula. Editora Positivo. Curitiba, Paraná. 2004.
·         A linguagem do afeto - Como ensinar virtudes e transmitir valores. Editora Papirus. Campinas, São Paulo. 2005
·         A Arte de Comunicar. Editora Vozes. São Paulo. 2005
·         O Cérebro e a Educação. Editora CEITEC. Florianópolis. 2005
·         Auto Estima e seu desenvolvimento em crianças de até seis anos de idade. Editora CEITEC. Florianópolis. 2005
·         O que mais me perguntam sobre educação infantil (do nascimento até os seis anos). Editora CEITEC. Florianópolis. 2005
·         Bilhete ao Pai. Editora Vozes. São Paulo. 2005
·         Diário de um Educador. Editora Papirus. Campinas, São Paulo. 2007
·         Professores e Professauros. Editora Vozes. São Paulo. 2007
·         Pais e Educadores estimulando inteligências para o amanhã. IMEPH. Forteleza, Ceará. 2008.
·         Guia para a estimulação do cérebro infantil - Do nascimento aos três anos. Editora Vozes. 

LIVROS COM CRÔNICAS, ARTIGOS E ENSAIOS SOBRE TEMAS QUE ENVOLVEM O COTIDIANO ESCOLAR, A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, ESTÍMULOS, ESTRATÉGIAS DE AULA, MOTIVAÇÃO, MEMÓRIA, ATENÇÃO E AUTO-ESTIMA.
  • Marinheiros e Professores. Editora Vozes. Petrópolis, 1998
  • Marinheiros e Professores II – Diálogos Surrealistas. Editora Vozes. Petrópolis, 2002
  • Antiguidades Modernas – Crônicas do Cotidiano Escolar. Editora Artmed. 2003
  • Viagens ao redor de uma sala de aula. Editora Ao Livro Técnico. Fortaleza, Ceará.
  • Casos, fábulas, anedotas ou Inteligências, capacidades, competências. Editora Vozes, 2003
  • A Prática de Novos Saberes. Editora Ao Livro Técnico. Instituto Meta de Educação e Pesquisa. Aldeota, Fortaleza, Ceará
  • Ser Professor Hoje. Editora Ao Livro Técnico. Instituto Meta de Educação e Pesquisa. Aldeota, Fortaleza, Ceará

OBRAS PEDAGÓGICAS COM PERGUNTAS E RESPOSTAS
  • O que mais me perguntam sobre... Indisciplina e Violência. CEITEC EDITORA. Florianópolis. 2003
  • O que mais me perguntam sobre... Inteligências Múltiplas. CEITEC EDITORA. Florianópolis. 2003
  • O que mais me perguntam sobre... Cibercultura e hiperespaço. O computador na Sala de Aula. Editora CEITEC. Florianópolis, 2003.

OBRA SOBRE PROBLEMAS ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM
  • Miopia da Atenção – Problemas de Atenção e Hiperatividade em Sala de Aula. Editora Salesiana. São Paulo. 2001

FITAS DE VÍDEO E CDs GRAVADOS E COMERCIALIZADOS
CD – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCADORES SALESIANOS
  • Transversalidade e inteligências múltiplas. Editora Salesiana. Tel. (11) 3225-5800

FITAS DE VÍDEO
  • Auto-estima na educação. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Práticas em Inteligências Múltiplas. Volume I. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Práticas em Inteligências Múltiplas. Volume II. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Capacidades, habilidades e competências. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • 10 histórias exemplares. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Disciplina e Indisciplina na Escola. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Organizando o Estudo e o Aprendizado. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Memória e Criatividade na Educação. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • A prática de novos saberes. Entrevista concedida a Amélia Albuquerque. IMEPH. Instituto Meta de Educação. Fortaleza / Ceará. (85) 261.1002. 309.40300
  • Ser professor hoje. Entrevista concedida a Amélia Albuquerque. IMEPH. Instituto Meta de Educação. Fortaleza / Ceará. (85) 3261-1002.
  • Novas situações de aprendizagem. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Inclusão e Pluralidade. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Como ensinar valores. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690
  • Marinheiros e professores. Produzido e distribuído por ATTA mídia e Educação. Tel.: (11) 3675-6690

OBRAS TRADUZIDAS PARA OUTROS IDIOMAS
  • Técnicas Pedagógicas de La Dinâmica de Grupo. Editorial Kapelusz. Buenos Aires. Argentina, 1975.
  • Manual de Técnicas: de Dinâmica de Grupo. Ludopedagógicas e de Sensibilizacion. Editora Lumen. Buenos Aires. Argentina.
  • Estimular Las Inteligências Múltiplea – Qué son, Cómo se manifestan, Cómo funcionan. Editora Narcea. Madri.
  • La teoria de las inteligencias libertadoras. Gedisa Editorial. Barcelona. 2001
  • El desarrollo de la personalidad y la inteligência emocional – diálogos que ayudan a crecer. Gedisa Editoria. Barcelona 2001.
  • Qué es el proyecto 12 dias / 12 minutos. Colección En el aula 1. San Benito. Buenos Aires, 2003.
  • Como transformar información en conocimiento? Colección En el aula 1. San Benito. Buenos Aires, 2003.
  • Como desarrollae contenidos aplicando das lnteligencias multiples?. Colección En el aula 1. San Benito. Buenos Aires, 2003.
  • Como identificar em usted y em sus alumnos las inteligencias multiples? Colección En el aula 1. San Benito. Buenos Aires, 2003.
  • Las Inteligencias Múltiples: como estimularlas y desarrollarlas.
  • El Gran juego. editorial San Benito. Buenos Aires. Argentina
  • Educar en las Emociones. Editorial San Benito. Buenos Aires. Argentina.
  • Metáforas para Aprender a Pensar. Editorial Nueva Palavra. México DC.
REFERENCIAS
Disponível em:
http://www.celsoantunes.com.br/pt/celso.php,
http://www.celsoantunes.com.br/pt/celso_curriculum.php,
http://www.celsoantunes.com.br/pt/celso_fotos.php,
http://www.celsoantunes.com.br/pt/publicacoes.php,
às 16:36 do dia 20/11/2011.


EQUIPE:
Monique Santana de França
Sônia de Jesus Sousa

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