terça-feira, 29 de novembro de 2011

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes, de Augusto Curi.

Pais brilhantes
Professores fascinantes

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si
e ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

"Dez Leis Para Ser Feliz"
Augusto Cury




Escola, aprendizagem e ensino

O autor nos leva a analisar através de algumas situações dos cotidianos meios que nos leve a encontrar possibilidades de ensino que cultivem um dos territórios mais difíceis de serem trabalhados que é o da aprendizagem.
Para que haja o aprendizado é preciso utilizar ferramentas psicológicas que puderam promovê-lo de forma espontânea, expandindo os horizontes da inteligência.

A escola é uma dessas ferramentas, por isso deve ser um lugar prazeroso para os nossos alunos. Vocês educadores produzam nesse ambiente algo novo que surpreenda seus alunos, trabalhando a emoção, auto-estima e a capacidade aprender.
Em fim forme não apenas alunos, mas pensadores.

Para mudarmos essa realidade precisamos ser professores fascinantes a ponto de revolucionarmos a educação atuando com excelência e os pais se tornarem brilhantes para com sua ajuda transformarem a educação de forma eficaz.

Muitos pais dessa nova geração encheram seus filhos de tudo que achava necessário; televisão, computador, curso de inglês, natação, músicas e etc. Pois não aceitam que seus filhos passem pelas dificuldades vividas por eles.

Mas esqueceu de um pequeno detalhe “criança tem que ter infância”, saber aprender, brincar, se frustrar. E esse mundo criado pelos adultos está produzindo sérios danos na parte emocional das crianças e ocasionando muitas conseqüências.



Vejamos algumas:


·        Muitos jovens não pensam no futuro, não gostam de se comunicar nem mesmo com sua família, as crianças estão sendo transformadas em máquinas de aprender.

·        Não estamos produzindo pensadores, mas meros bancos de dados. A geração dos insatisfeitos.

·        A personalidade dos jovens está sendo formadas, mas não os informamos. Havendo um aumento nas consultas psiquiátricas, pois as síndromes e as fobias estão muito evidentes, assim como o uso das drogas e o stress.


 Sete hábitos dos bons pais e dos
pais brilhantes.

1.      Não dê tudo de material a seus filhos, mas apenas amor e um momento de atenção.

2.      Prepare seu filho para ser bom e não apenas para ter tudo o que desejar.

3.      Não critique o comportamento de seus filhos, ajude-os a pensar sobre os seus próprios erros.

4.      Bons pais preparam apenas seus filhos para ser aplaudido, só aceitar as vitórias. Pais brilhantes educam seus filhos para saber lidar com as perdas e derrotas.

5.      O diálogo entre pais e filhos é a melhor maneira de haver uma relação sólida. Não apenas converse, mas sim dialogue com seus filhos, seus alunos.

6.      Não seja cheio de informações, um verdadeiro banco de dados, mas sim um bom contador de histórias. Cative seus filhos com seu carinho, com histórias que lhes tragam lições de vidas.

7.      Bons pais aprendem a conviver com os erros dos filhos. Os pais brilhantes nunca desistem deles, pois tentam torná-los pessoas capazes de serem respeitadas.


Sete hábitos dos bons professores fascinantes
1.      Bons professores apenas passam conhecimentos. Professores fascinantes são aquele que conhece seus alunos e transformam seu saber em experiências.

2.      Bons professores são didáticos, professores fascinantes usam os olhos, a emoção para auxiliar no aprendizado.

3.      Bons professores exploram o mundo, a imensidão. Os professores fascinantes exploram o mundo dos seus alunos.

4.      Bons professores usam a mente como mero armazém de dados e informações. Os professores fascinantes utilizam a mente para ser suporte de criatividade.

5.      Bons professores são lembrados na época de escolas. Os professores fascinantes ficam na memória e não é esquecido jamais

6.      Bons professores corrigem apenas a agressividades de seus alunos. Os professores fascinantes resolvem da melhor forma os conflitos.

7.      Bons professores capacitam seus alunos para uma profissão. Os professores fascinantes capacitam e preparam seus alunos para sua vida.  

Sete pecados capitais dos educadores
  1. Um educador jamais corrige uma pessoa publicamente, pois pode deixar traumas profundos pelo resto da vida.

  1. Nunca trate seus alunos com agressividade, controle suas emoções antes de agir.

  1. Não critique em excesso só compare seus alunos com outros se for para aumentar sua auto-estima. Deixem que eles aprendam com seus próprios erros.

  1. Nunca dê limites aos seus alunos sem lhes dá explicações necessárias sobre o que lhes é imposto.

  1. Por trás de cada aluno indisciplinado, agressivo existe uma criança um jovem que precisa acima de tudo o seu amor sua compreensão, pense nisso antes de tratá-lo da mesma forma.

  1. Sempre que preciso diga “não”, mesmo que isso lhe deixe triste, mas jamais diga que fará algo para apenas saciar a vontade dos alunos.

  1. Nunca destrua os sonhos, sempre motive seus alunos a sonhar, pois quem sonha tem esperança.

Os cinco papéis da memória humana

  1. Cuide da sua qualidade de vida emocional e transforme sua memória em um, solo fértil e criativo e não em um terreno deserto e árido.

  1.  Cuidar da sua memória é fundamental para que haja uma melhor qualidade de vida.

  1. A maneira mais fácil de rever nossos conflitos é reeditar as experiências negativas que estão armazenadas em nossa memória.

  1. A depender  da sua emoção o ser humano pode se sair muito bem, ou não dependendo do seu grau de ansiedade.

  1. O principal objetivo da memória é dar suporte a um raciocínio mais criativo e organizado.


A escola dos nossos sonhos

A educação precisa ser transformada dia a dia. Veja algumas técnicas para transformar  a escola:
  1. Música ambiente relaxa e modula o ritmo do pensamento.

  1. Organize sua sala para que fique em círculo ou em U, assim as crianças poderão ver umas as outras. Educar com gestos ensina m ais do utilizar simples palavras.

  1. Torne seus alunos questionadores, pois serão pessoas inteligentes. Os professores jamais podem transmitir conhecimentos prontos, cada aluno deve aprender a buscar seu próprio aprendizado por meios de questionamentos e assim encontrar soluções.

  1. Trabalhe a exposição dialogada de perguntas, estimulando os stress positivo da dúvida, dessa forma os alunos não terão medo de se expressar e a prender a discutir suas idéias.

  1. Professores precisam aprender a contar histórias, pois estimularão seus alunos, levando-os a pensar e analisar.

  1. Precisamos humanizar os conhecimentos dos alunos, ensinando-os a defender suas próprias idéias. Provoque-os utilizando a arte de pensar.

  1. Eduquem a emoção influenciando a personalidade de seus alunos. Professor não controla seus educando, apenas direciona os melhores caminhos e eles decidirão na melhor escolha.

  1. Elogie sempre que possível seus alunos, dessa forma vocês os encorajarão e estimularão sua auto-estima.

  1. Ensine seus alunos a gerenciar seus pensamentos e se tornarem lideres de se mesmos, se transformando em autores da própria história.

  1. Precisamos levar nossos jovens a se envolverem em projetos sócias. Dessa forma eles estarão comprometidos em melhorar a sociedade em que estão  inseridos.


A história da grande torre

  Em um tempo não muito distante, uma grande disputa mundial quis saber qual era a profissão mais importante na sociedade.

Muitas profissões se manifestaram como: psiquiatras, juízes, forças armadas... Por último os professores, mas a sociedade não acreditava que eles poderiam fazer a diferença, foram vaiados e humilhados perante todos. Resolveram então cruzar os braços e fechar as escolas.

  E o que aconteceu?

  A sociedade virou um caos. A violência e uso das drogas triplicaram, ficou insuportável o convívio entre as pessoas. Dessa formas as pessoas começaram a compreender que a solução para um mundo melhor estar nas escolas, onde os alunos aprendem a conviver e respeitar os outros.

  Essa realidade de muitas sociedades que ainda tentam em deixar a educação de lado.

  Precisamos mudar essa triste realidade e  transformar o mundo a través da educação.

  Pense nisso!         



Biografia de Augusto Cury
  Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista brasileiro.
  Nasceu em Colina, no interior de São Paulo em 2 de outubro de 1958.
  Autor de vários livros de grande sucesso no Brasil, é um estudioso sobre as
dinâmicas  da emoção e da construção dos pensamentos.Seus livros já venderam
 mais de 12 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em
mais de 50 países. Foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo,o autor
brasileiro mais lido da década









 Dirige a Academia da Inteligência no Brasil, um instituto de formação para psicólogos, educadores e outros profissionais. À sua atividade, alia ainda a participação em congressos e conferências em diversos pontos do mundo, onde os seus livros estão publicados.
  Cury foi conferencista no 13° Congresso Internacional sobre Intolerância e Discriminação da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos. É doutor honoris causa pela UNIFIL (Centro Universitário Filadélfia, em Londrina, Paraná) e membro de honra da Academia de Sobredotados do Instituto da Inteligência, da cidade do Porto, Portugal.

Livros

  • Revolucione Sua Qualidade de Vida (em Portugal intitulado: Revolucione a Sua Qualidade de Vida) - Outubro 2002
  • Escola da Vida: Harry Potter no Mundo Real - 2002
  • Você é Insubstituível - Novembro 2002
  • Dez Leis para Ser Feliz - Fevereiro de 2003
  • Pais Brilhantes, Professores Fascinantes - Setembro de 2003
  • Seja Líder de Si Mesmo (em Portugal intitulado Seja Líder de Si Próprio) - Outubro de 2004
  • Nunca Desista de Seus Sonhos (em Portugal intitulado: Nunca Desista dos Seus Sonhos) - Dezembro de 200
  • A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres (em Portugal intitulado: A Ditadura da Beleza) - Fevereiro de 2005
  • O Futuro da Humanidade (em Portugal intitulado: A Saga de um Pensador) - Março de 2005
  • Coleção Análise da Inteligência de Cristo - Março de 2006
    • O Mestre Inesquecível
    • O Mestre do Amor
    • O Mestre da Vida
    • O Mestre da Sensibilidade
    • O Mestre dos Mestres
  • Superando o Cárcere da Emoção - Dezembro de 2006
  • Doze Semanas para Mudar uma Vida - Janeiro de 2007
  • Os Segredos do Pai-Nosso - Fevereiro de 2007
  • Maria, a maior educadora da História - Maio de 2007
  • A Sabedoria Nossa de Cada Dia: Os Segredos do Pai-Nosso 2 - Maio de 2007
  • Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes - Setembro de 2007
  • Treinando a Emoção para Ser Feliz - Dezembro de 2007
  • O Código da Inteligência - Maio de 2008
  • O Vendedor de Sonhos: O Chamado - Dezembro de 2008
  • O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos - Janeiro de 2009
  • De Gênio e Louco Todo Mundo Tem um Pouco - Novembro de 2009
  • Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas - Julho de 2010
  • O Semeador de Ideias - Novembro de 2010
  • Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis - 2011

A individualidade deve existir, pois ela é o alicerce da identidade da personalidade.(…)

Não há duas pessoas iguais no universo. Mas o individualismo é prejudicial.

Quem é um manual de regras esta apto a lidar com máquinas e não com pessoas.

O destino é uma questão de escolha.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Referencias:
Livros:
·        Pais brilhantes Professores fascinantes
·        Dez Leis Para Ser Feliz
·        Autor: Augusto Jorge
·        Imagens da internet
·        Alunas: Claudivânia, Jailma e Cristiane

2 comentários:

  1. Bom dia, usamos sua resenha sobre pais brilhantes de Augusto Cury em nossa livraria, obrigado!

    Citamos a fonte!

    http://www.livrariapublicar.com.br/produto/pais-brilhantes-professores-fascinantes-augusto-cury.html

    ResponderExcluir
  2. sou professora e seu libro e de muita inspiração

    ResponderExcluir